Palavras-chave: sobrepeso infantil, nutricionista materno infantil, nutricionista infantil, obesidade infantil, mães, preocupação

O sobrepeso infantil é uma preocupação crescente entre as famílias brasileiras. Segundo dados do Ministério da Saúde, 16,3% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade estão com sobrepeso e 12% estão obesas.
Essas estatísticas são alarmantes, pois o excesso de peso na infância está associado a um aumento do risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos, acne na adolescência e até puberdade precoce.
O peso da preocupação das mães
As mães são as principais responsáveis pela alimentação de seus filhos e, por isso, costumam se sentir culpadas quando percebem que seus filhos estão com sobrepeso. É importante lembrar que a obesidade é uma doença complexa, com causas multifatoriais, que incluem fatores genéticos, ambientais e comportamentais.
Dentre os principiais motivos estão a alimentação inadequada com alta ingestão de alimentos ricos em açúcar, gordura saturada e sal considerados “ultraprocessados” , combinado com a falta de atividade física regular também contribui para o aumento de peso.
Vale lembrar que a obesidade pode ter uma predisposição genética, quando os pais tem obesidade a chance da criança aumenta em até 80% por conviver em um ambiente propício.
O sobrepeso infantil pode ter consequências graves para a saúde da criança, incluindo:
Dificuldades respiratórias: o excesso de peso pode dificultar a respiração da criança, causando problemas como apneia do sono.
Problemas ortopédicos: o excesso de peso pode causar problemas nas articulações, como artrose e dores constantes em pernas e tornozelos.
Pressão alta e Diabetes: o excesso de gordura corporal leva a aumento da força do coração em bombear sangue, aumentando a pressão e também elevando os níveis de açúcar e insulina no sangue.
Além disso, é um dos motivos pelos quais as crianças sofrem bullying no meio escolar e que reduz sua auto estima e confiança, levando até mesmo ao comportamento de se ausentar da escola, de aniversários e eventos para não ser discriminada.
O que fazer?
Se você está preocupada com o peso do seu filho, é importante procurar um nutricionista infantil. O profissional poderá avaliar a situação do seu filho e orientar sobre as mudanças necessárias na alimentação, no tipo de alimentos e porções para cada idade e também no estilo de vida.
É importante lembrar que o tratamento do sobrepeso infantil deve ser feito de forma gradual e com o acompanhamento de um profissional qualificado e que entenda as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes.
O sobrepeso infantil é uma preocupação real para as mães brasileiras. No entanto, é importante lembrar que quanto antes iniciar o tratamento, maiores chances de reverter a situação e de promover hábitos saudáveis na criança e na família.
Tenho centenas de casos de sucesso onde revertemos esse quadro atuando em parceria ativa com as famílias, nos mais diversos cenários, dos mais simples aos mais graves, e sei que posso ajudar vocês a superarem esses desafios! Clique em “agendar consulta” para mais detalhes.
Palavras-chave adicionais:
como prevenir o sobrepeso infantil, dieta para crianças com sobrepeso, só exercícios físicos para crianças com sobrepeso pode não adiantar sem a dieta